Ao redor do vinho no Brasil – Presentaçao

Brasil é mais famoso para o seu carnaval, a sua samba e a sua capoeira, as suas praias, a sua caipirinha, a sua variedade e multi-cultura… que o seu vinho !

Historicamente, a cultura do vinho, no Brasil, resulta da imigração europeia, desde o décimo sexto século, portuguesa, espanhola, italiana, inglesa e alemão. E por isso por o que alguns tipos de videira são plantados no Brasil como Vitis Labrusca, Vitis Vinifera e Videira Americana. Desde 1524, quando as primeiras videiras são plantadas ao redor de São Paulo, outros tipos de videiras – mas adaptados ao clima do Brasil – são plantados na região de Rio do Sul, na costa pues na Serra Gaúcha.

Não obstante, no Brasil, varias regiões produção vinho, que é qualificado de vinho de mesa. Brasil é atualmente o quinto produtor de vinho na América Latina. Do nordeste, na vale de São Francisco, ao Sul, na Serra Gaúcha e Campanha no estado do Rio Grande do Sul, Brasil possui cinco áreas maiores de produção de vinho :

brazil-wine-regions

A imagem do Brasil, a variedade do vinho é muito grande. O clima, o solo, o relevo e a imigração (italiana, portuguesa, alemão) são tal diferentes do nordeste até o sul que a produção, as técnicas e finalmente o vinho são variados.

[Vale de São Francisco]

Nesta região muito árida, que fica espacialmente ao norte (8° de latitude), a produção do vinho resulta do mão do homem e da irrigação indispensável. O vinho, da mínima qualidade, é muito açucarado e frutado.

[Santa Catarina]

Nesta região, duas áreas são muito famosos pela produção do vinho :

  • Planalto Catarinense  : Essa região, mais alta delas do Brasil, é uma das regiões as mas frias de Brasil; é úmida também. Uma colheita muito tardia dá um vinho de qualidade,
  • Litoral Sul : Essa área produz um típico vinho, a partir de uvas Goethe.

[Rio Grande do Sul]

Regao RS

A região do Rio Grande do Sul é a mais favorável pela produção do vinho, pelo seu clima e sua localização. Esta área é organizada nas varias sub-regiões :

 

 

  • Serra Gaúcha : A mais importante região vinícola brasileira, tão pela quantidade produzida como qualidade dos seus vinhos. O Vale dos Vinhedos, ao nordeste da Serra Gaúcha, perto de Bento Gonçalves, dá o maior vinho do Brasil,
  • Campanha : Essa região, ficada á fronteira do Uruguai, produz cepa típica do Brasil e europeia também, de boa qualidade,
  • Serra do Sudeste : As boas condições permitem a produção dos vinhos tintos e brancos de qualidade.

Tem que descobrir agora para conhecer mais precisamente este vinho !

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s